Lilypie First Birthday tickers

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A cerimônia

O dia amanheceu cinza, mas isso pouco importava.
Era o casamento da minha amiga. Amiga mesmo. Não porque é bonito chamar uma pessoa de amiga, mas simplesmente porque ela É minha amiga. De todas as horas.
Aprendi a amar essa pequena tal qual se ama uma irmã e assim eu passei o dia... me preparando para o casamento da minha irmã do meio.
Acordei e passei um sms pra ela:
“Booom dia! Chegou o grande dia do ano! Fique tranqüila que já desenhei um sol bem grande no quintal! Curta bastante seu dia de noiva que vou começar agora a curtir o meu dia de madrinha...”
Fui pro salão, fui pegar roupa de pimpolho, comprar assessórios pra cabelo, brincos pra minha mãe antes de ir pra casa esperar minha maquiadora e então ela me liga... “Barbie, faz um favor pra mim? Sabe aquele etiqueta? Não recebi... Imprime para mim...”
Com a voz mais tranqüila que uma noiva pode ter... como se naquele momento ela já não devesse estar de pernas para o ar curtindo seus momentos de diva... enfim... eu podia também ouvir ao fundo a voz agitada da Petinha, a madrinha de uva, que a acompanharia no seu dia de princesa.
Tudo que consegui pensar foi: “A fórmula de florais realmente surtiu efeito!” pois quem conhece a Jacque sabe que ela deveria estar ansiosíssima... e não estava...
Às 19:20 cheguei no salão. “Posso ver a noiva?” perguntei, mas o organizador não deixou. :(
Ei! Ele deveria saber que ela é minha irmã...
Mas aí achei a Vanessa, que conhecia o esconderijo da noiva e me levou até lá (me senti a fora da lei e guardiã de um segredo... rs). Na suíte reservada, além da noiva, tinham vááárias pessoas... maquiadora, assistente, fotógrafo, irmão da noiva, cunhada, madrinhas, acompanhantes, Davi e Oliver dormindo, Lucinha pintando o 7, enfim... não sei bem se isso contribuiu contra ou a favor, o fato é que eu achei a noiva tensa... o que não deixava de ser normal uma vez que a cerimônia começaria dali a pouquinho. Mas era uma tensão desconhecida para mim. E eu não gostei...
Voltei para o salão e encontrei a Sheila (a dama adulta), e como eu sabia que a presença dela deixaria a noiva muito mais feliz, a catei pelos braços e a levei ao esconderijo. Jacque entregou a ela o terço de sua mãe, que ela deveria levar nas mãos ao atravessar o altar. Eita responsabilidade! Sheila tremia mais que vara verde, bem sabendo o significado que aquele terço tinha para a Jacque.
Deusa, a maquiadora, ao perceber os nervos à flor da pele fez uma prece incrível... e dentre tantas coisas lindas que disse a que me tocou profundamente foi: “Quem tem um amigo tem um tesouro.”
Juntos rezamos o Pai Nosso e parece que a partir dali o clima ficou mais leve.
Madrinhas a postos - a cerimônia ia começar. Não na parte externa do salão, como seria no plano real, mas na parte interna. Por conta da chuva que ameaçava cair, a organização achou melhor transferir tudo.
Entramos ao som de Velha Infância (Tribalistas) e ali começou o chororô. O nosso. Meu, da Rosana e da Petinha. Madrinhas do lado da noiva. Ela não poderia escolher música melhor (ou pior, se a intenção era acabar com a nossa maquiagem! rs).
Dali a pouco aponta ela, linda, diva, poderosa... Peito estufado e concentração para segurar firme o buquê, que também estava lindo.
Lá do altar a gente podia ver a força que ela fazia para conter o choro. E força alguma evitou que isso acontecesse. Mas era um choro feliz, e isso bastava. E como a Deusa (a maquiadora) é uma fera, ela poderia chorar rios e a maquiagem continuaria perfeita! Então... foi um choro muito bem vindo!
Depois ela conta as músicas que fizeram parte de todo o cerimonial, tá? Eu lembro de algumas, mas não sei exatamente a ordem...
Mas essa aqui eu lembro direitinho, e foi assim...
Eu vi todas as damas entrarem, e em determinado momento me perguntei: “Quem vai trazer as alianças? A Lucinha vai voltar lá fora pra entrar de novo?”
E então apontou lá na porta o Oliver, 18 dias, no colo de sua mãe Fabiane, que também chorava.
Menina levada! Fez TODOS chorarem emocionados. Platéia, altar, todos! E ela rindo!
Surpresa maravilhosa que ela fez! Quem poderia imaginar que ela convidaria seu pequeno príncipe para levar suas alianças? Eu só conseguia visualizar um anjo entrando... de smoking e tudo! :)
Ah sim! Dessa música também lembro, Menino Deus (Caetano Veloso).
A cerimônia foi rápida e realizada com maestria pelo Padre Taecil, membro da Igreja Católica Ortodoxa.
Por fim, todos os padrinhos jogaram pétalas de rosas nos noivos e os cumprimentaram. Chegou minha vez... O que eu poderia falar para a minha amiga? Muito e nada. Era tanto a falar mas quem disse que eu conseguia transcrever? E em tão pouco tempo? Então eu a abracei. Bem forte. E só.
Minha amiga saiu feliz do altar. Casada. E como disse um dos nossos meninos: Dri, Alexandre ou Renato – “E o mundo nem acabou!” (piada interna - rsrsrsrs)
E as fotos... bem... as primeiras fotos (e únicas) que postei mostram exatamente os momentos que acabei de relatar. 
Volto depois para falar da festa. Prometo. E para postar novas fotos.
Barbie, a madrinha de vermelho.

3 comentários:

  1. Nossa....estou muito emotiva...rsrsrs

    Estou aqui aos prantos lendo o seu post...

    Onde se compra uma madrinha dessa para postar no nosso blog???rsrsrs

    Fico imensamente feliz por tudo ter saído tão lindamente bem!

    Felicidades ao casal!!!

    Beijocas mil...

    ResponderExcluir
  2. Menina! Pronto me acabei de chorar de novo! Seu relato foi perfeito, lindo, pura emocao! Tb te amo minha irma, comadre, madrinha, amiga... Perdoe a falta de acentos. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai Jacque, que coisa mais linda... a boboca aqui esta em lágrimas...
    beijos da Juju

    ResponderExcluir